quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PRÊMIO PAULO FREIRE

CAMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

PRÊMIO PAULO FREIRE 2012

Com os projetos Rádio Teens e TV Cedro Rosa, as escolas Leonor Mendes de Barros (EMEF) e Eunice dos Santos (EMEI) foram as grandes vencedoras da edição de 2012 do Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal. O prêmio foi criado em 1998 pela Câmara para homenagear entidades cujos projetos visam aprimorar a qualidade de ensino público na Capital.

Segundo o professor Marcelo Augusto Pereira dos Santos, coordenador de um dos projetos premiados (TV Cedro Rosa – A grande São Paulo vista pelos olhos dos pequenos), esse prêmio é importante para mostrar para a cidade que existe muita coisa boa acontecendo na escola pública. “Nosso projeto era fazer um canal de TV da escola, mas com todo material produzido pelas crianças. Criamos equipes que visitavam parques, museus e produziam pequenos documentários. Nossa ideia era trazer a cidade para dentro da escola, criar um guia turístico, sempre a partir do paradigma da educomunicação.”

Foram premiadas ainda as escolas EMEF Senador José Ermírio de Moraes, em segundo lugar, com o projeto ‘Produção de Romances na Escola’ e o CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) Sapopemba, com o projeto ‘Girando Ideias e formando Cidadãos’, com a terceira colocação.

“Trazemos para sala de aula temas que estão na mídia. Procuramos, por exemplo, um advogado para palestrar quando sentimos que os alunos estão com dificuldades de acesso à Justiça, debatemos violência contra a mulher, mazelas sociais. Nosso currículo é aberto e se adequa às necessidades desses alunos, que são adultos e vivenciam esses problemas diariamente”, disse a coordenadora pedagógica Themis Florentino, sobre o projeto Girando Ideias, do CIEJA Sapopemba.

Nesta edição, 78 projetos foram selecionados e julgados por comissão julgadora formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Profissionais de Educação no Ensino Municipal de São Paulo - SINPEEM; Instituto Paulo Freire; Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais – ABONG e União dos Estudantes Secundaristas – UMES e da Câmara Municipal.

O vereador Cláudio Fonseca (PPS) destacou a importância do evento para criar o envolvimento das instituições com a educação pública de qualidade, em todos os níveis, e para todos. “A Câmara, ao instituir o prêmio, homenageia Paulo Freire, e Paulo Freire, através deste prêmio, empresta seu nome à história daqueles que de fato trabalham para a educação, atuam na educação e buscam evoluir.”

Criado em 1998, o prêmio homenageia o educador e filósofo Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), reconhecido internacionalmente por seus trabalhos em educação popular.

Além dos premiados, sete escolas receberam menções honrosas pelos projetos apresentados. São elas:

- Culturas Juvenis na EJA – Equação Possível? (CIEJA Sapopemba)

- Guaianases: na leitura, na escrita e na pesquisa em busca do verde perdido (EMEF Alexandre Gusmão)

- Práticas Sustentáveis na Educação Infantil (EMEI Princesa Isabel)

- Rádio Novela no CIEJA Rosa Kazue (CIEJA Prof. Rosa Kazue Inakake de Sousa )

- Interculturalidade (CECI Krukutu)

- Ciência na Educação Infantil: Integrando o cuidar e o educar por meio lúdico (EMEI prof. Lourdes Heredia Mello)

- Plantar e cuidar na aldeia Jaraguá (CECI Jaraguá).

 

18 de Setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário