quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Projeto Folclore - 2011 - Ciclo I e II




1- JUSTIFICATIVA

Promover o desenvolvimento integral dos alunos, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, trabalharemos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros.

Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

2 - CONTEÚDO

Os contos folclóricos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece. Os textos folclóricos procuram explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas. Estes textos são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões e criam mitos , lendas, danças, músicas,hábitos e tradições.

O saber popular mostra-se através dos contos folclóricos, que atravessam gerações. Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas , musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.

3- OBJETIVOS

- reconhecer a importância cultural do folclore;

-valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;

-utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;

-reconstruir código lingüístico e artístico;

-exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções;

-desenvolver o habito da pesquisa;

-observar estrutura e características culturais;

-estimular produções artísticas individuais e coletivas;

-desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais;

-estimular raciocínio e atenção.

4- PROCEDIMENTOS

Cada turma trabalhará seu conteúdo de maneira dinâmica e diferenciada .

A finalização será no dia 31/08 onde os alunos farão a apresentação das idéias e trabalhos já orientados pelos professores

CICLO I – À partir das 16h00

CICLO II - À partir das 8h00

5- ORGANIZAÇÃO

I - Entrada normal dos alunos com respectivos professores/coordenadores ou a combinar;

II - Intervalo

III - Oficinas:

Bilboquê;

Pipa;

Pintura artística;

Desenho de personagens;



Elaboração de cartazes com parlendas, adivinhas, trava-línguas, poesias, provérbios;

Danças folclóricas;

Vídeos;

Apresentação de dança folclórica;

Jogral;

Teatro

IV - Apresentações no palco

Nenhum comentário:

Postar um comentário