1- JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral dos alunos, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, trabalharemos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros.
Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
2 - CONTEÚDO
Os contos folclóricos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece. Os textos folclóricos procuram explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas. Estes textos são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões e criam mitos , lendas, danças, músicas,hábitos e tradições.
O saber popular mostra-se através dos contos folclóricos, que atravessam gerações. Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas , musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.
3- OBJETIVOS
- reconhecer a importância cultural do folclore;
-valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
-utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
-reconstruir código lingüístico e artístico;
-exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções;
-desenvolver o habito da pesquisa;
-observar estrutura e características culturais;
-estimular produções artísticas individuais e coletivas;
-desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais;
-estimular raciocínio e atenção.
4- PROCEDIMENTOS
Cada turma trabalhará seu conteúdo de maneira dinâmica e diferenciada .
A finalização será no dia 31/08 onde os alunos farão a apresentação das idéias e trabalhos já orientados pelos professores
CICLO I – À partir das 16h00
CICLO II - À partir das 8h00
5- ORGANIZAÇÃO
I - Entrada normal dos alunos com respectivos professores/coordenadores ou a combinar;
II - Intervalo
III - Oficinas:
Bilboquê;
Pipa;
Pintura artística;
Desenho de personagens;
Elaboração de cartazes com parlendas, adivinhas, trava-línguas, poesias, provérbios;
Danças folclóricas;
Vídeos;
Apresentação de dança folclórica;
Jogral;
Teatro
IV - Apresentações no palco
Nenhum comentário:
Postar um comentário