sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ALUNOS MONITORES




Os alunos monitores, da Equipe Leonor em Ação, receberam hoje o certificado do Projeto Minha Escola é Notiícia e aproveitaram para fazer uma festa surpresa para a Poie Vania que faz aniversário no dia 18/12.

domingo, 5 de dezembro de 2010

História do Natal

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Em diversas culturas espalhadas pelo mundo, a celebração da passagem do ano ou das estações é feita com o intuito de estabelecer a renovação do mundo e o revigoramento dos valores que agregam uma determinada civilização. Semelhantemente, o Natal também incorpora esse mesmo princípio de renovação ao celebrar o nascimento de uma das figuras centrais do cristianismo, Jesus Cristo. De fato, em diversas manifestações natalinas podemos também enxergar a reafirmação desse mesmo valor.

Dessa maneira, podemos observar que os princípios natalinos se configuraram em diferentes culturas ao longo do tempo. Os mesopotâmicos, por exemplo, celebravam nessa mesma época o Zagmuk. Segundo a tradição mesopotâmica, o fim do ano era marcado pelo despertar de monstros terríveis a serem combatidos por Marduk, sua principal divindade. Durante a festividade, um homem era escolhido para ser vestido e tratado como rei, para depois ser sacrificado levando todos os pecados do povo consigo.

Nas civilizações nórdicas, o Yule – marcado para o dia 21 de dezembro – marcava o retorno do sol. Para celebrar a mudança, grandes toras de madeiras eram amontoadas para a montagem de grandes fogueiras que tinham em suas labaredas a representação de novas colheitas e rebanhos a serem consumidos no ano seguinte. Marcando o início do inverno, a celebração reafirmava uma grande esperança nas novas conquistas a serem obtidas no novo ano que se iniciava.

Na Roma Antiga, a data de 25 de dezembro marcava o início das celebrações em homenagem ao nascimento do Deus Sol, conhecido como “Natalis Solis Invcti” (O Nascimento do Sol Invencível). Nessa mesma época, entre os dias 17 e 24 de dezembro, também ocorriam as festividades da Saturnália, celebração cercada de muita comida e bebida onde as normas do mundo formal eram subvertidas com o intuito de promover a renovação dos valores por meio de festas marcadas pela inversão dos padrões vigentes.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

BULLYING E CYBERBULLYING




Recebemos na nossa escola a Psicóloga Célia Regina, da Universidade Cruzeiro do Sul. O objetivo deste evento foi de passar para os alunos tudo o que diz respeito sobre o assunto. Os alunos participaram e interagiram com várias perguntas Estavam presentes os alunos do Ciclo II, professores, Direção e Coordenação.

PROJETO COMPOSTAGEM NA EMEF LEONOR MENDES DE BARROS (5ª E 6ª SÉRIES)




Conhecer e compreender alguns ciclos da natureza e o processo de decomposição;
Possibilitar um diagnóstico sobre a quantidade de matéria orgânica produzida na Escola e em casa;
Favorecer atitudes e procedimentos de redução na produção de lixo;
Refletir sobre nossos hábitos alimentares;
Integrar os temas do Projeto Meio Ambiente e Horta;
Justificativa:
No ambiente urbano vivemos desconectados das relações ecológicas que nos envolvem e se faz necessário reconhecer os ciclos da Natureza e nossa influência nestes processos. A partir da observação de nossos hábitos alimentares e reflexão sobre a quantidade de lixo produzida e descartada por nós podemos iniciar um movimento de resgate de práticas e hábitos. Desta forma, a construção de uma composteira* no ambiente escolar além de promover o conhecimento sobre temas de ecologia e tantos outros, propicia um momento de reflexão e prática acerca de nossos hábitos e interferências no ambiente.
*local destinado a decomposição de matéria orgânica até a formação de adubo/ terra preta
Professora Elaine G. C. Gaspula